Escolha uma Página

O que você acha: na prática a teoria é outra?

Li essa frase recentemente que me fez lembrar de diversos treinamentos que ministrei. Toda vez que apresento técnicas, principalmente de vendas, que “teoricamente” facilitam o trabalho do dia-a-dia, tiro as pessoas de sua zona de conforto, porque “teoricamente” fazendo o que estou sugerindo elas terão melhores resultados em seu trabalho, mas terão que fazê de forma diferente. E então, eis que sempre tem alguém que diz:

MAS NA PRÁTICA NÃO É BEM ASSIM.

E de fato não é. Soluções prontas, receitas infalíveis, dicas aplicáveis a qualquer negócio ou em qualquer gestão são vendidas como “seus problemas se acabaram” todos os dias, principalmente por e-mail ou internet. Mas o fato verdadeiro é que qualquer que seja a teoria, qualquer que seja a sugestão, sempre vai depender de um único e fundamental fator: VOCÊ. O que você entende do que lhe é ofertado como solução somente valerá alguma coisa se VOCÊ quiser por em prática. E se na prática a teoria tem que ser outra pra funcionar, beleza… A teoria cumpre um papel fundamental como o empurrão para VOCÊ encontrar a solução.

Assisti uma apresentação do Prof. Hélio Janny Teixeira, da USP, onde falava sobre os Fundamentos da Administração. Ele frisava a importância de se conhecer as diferentes teorias da Administração, mas ressaltava que a Administração é uma CIÊNCIA SOCIAL APLICADA, ou seja, voltada para pessoas coloca-la em prática, o que certamente sofrerá influências, adaptações e modificações onde e por quem for aplicada. Logo, a teoria existe para facilitar a prática e não simplesmente para provar que VOCÊ faz algo errado.