Eu quero falar com você sobre um dos maiores problemas da atualidade em nossa Profissão. Todos os dias, Vendedores e Vendedoras são demitidos, perdem seus empregos, e engrossam a fila dos desempregados que vão para o mercado, a procura de uma nova oportunidade.

E sabe o que é pior, como as Empresas estão contratando, conseguem um novo emprego em Vendas, mas, por não conseguirem gerar resultados, logo voltam para a fila dos desempregados, e o ciclo de procura de emprego recomeça.

Nesse momento você deve estar se perguntando:

– No título deste artigo, você fala que a Profissão de Vendedor acabou e, agora, fala que as empresas estão contratando novos Vendedores, como assim? Isso é, no mínimo, um grande conflito.

Calma, eu explico, mas antes, deixe eu me apresentar.

Eu sou Dario Amorim, tenho 56 Anos e trabalho com Vendas há pouco mais de 40 anos. Atualmente sou Palestrante, Profissional de Treinamento e Escritor, com 09 Livros escritos, todos sobre Vendas e sobre temas importantes relacionados a Vendas. Agora, Vendas faz parte de minha vida desde que eu nasci. Em minha infância, morei com meu Avô por 4 anos. Ele tinha uma Mercearia na Rua da Coroa, em São Paulo, portanto, ele era um Vendedor interno e, meu Pai, quando eu nasci, já era Vendedor externo. Portanto, apesar de eu trabalhar em Vendas há mais de 40 Anos, vivo Vendas desde que nasci, há mais de 56 Anos.

Quando eu falo que a Profissão de Vendedor acabou, e que os Vendedores serão demitidos, e isso é uma grande verdade, não estou falando dos Vendedores e Vendedoras que as Empresas e os Clientes, na atualidade, desejam ter, mas sim, do Vendedor que ainda acredita que, para atingir as suas Metas de Vendas, precisa fazer o seu trabalho, todos os dias, tendo como principal e único objetivo, Vender.

Se você é aquele Vendedor, ou aquela Vendedora, que todos os dias sai de casa pensando que precisa Vender. Se você chega na empresa onde trabalha, vai para a sua mesa ou para o balcão e começa a aguardar o primeiro Cliente do dia pois precisa Vender. Ou então, sai para visitar seus Clientes para tirar um pedido, sinto muito, mas você está Vendendo cada vez menos, Está tendo cada vez mais dificuldade em Vender. Tenho certeza que, se você é um Vendedor Externo, e sai todos os dias para rua pra Vender, sua maior dificuldade, hoje, é a de ser atendido por seu Cliente, e o que é pior, quando consegue ser atendido, o seu Cliente não quer comprar nada.

Quando eu digo que “A Profissão de Vendedor, acabou”, é desse tipo de profissional, que só pensa em Vender, que só enxerga o Pedido. Que quer Vender a qualquer custo, independente da qualidade da Venda, que eu estou falando. É do Vendedor que, para atingir a sua Meta de Vendas, faz loucuras para Vender, dá altíssimos descontos, trabalha com prazos de entrega ou de pagamento que não existem, enfim, que, para Vender a qualquer custo, acaba prejudicando sua empresa e, o que é pior, acaba prejudicando o seu Cliente. É desse Vendedor que estou falando.

ESSE VENDEDOR ACABOU!

Hoje, as Empresas precisam de Vendedores que sejam produtivos, que construam seus resultados, que atinjam suas Metas de Vendas, sem Vender.

Hoje, os Clientes precisam de Vendedores que sejam seus parceiros na busca por soluções para os seus problemas diários. Que liguem para eles ou que os visitem, sem Vender.

Pois é, Vendedor e Vendedora deste meu Brasil Varonil, para que você tenha sucesso em Vendas, para que você seja o Profissional que as Empresas e os Clientes desejam ter, para que você consiga construir seus resultados e atingir suas Metas de Vendas… Venda, sem Vender.

Quer saber como se faz isso? Quer saber como isso é possível? Quer saber como Vender, sem Vender?

Esse será o assunto de meu próximo artigo. Aguarde!