O papel do Líder, no novo modelo de Gestão de Equipe de Vendas, mudou radicalmente.  A principal mudança está no fato de que não mais os liderados o seguem, mas sim, ele segue, de forma incansável e interminável, seus liderados.

O motivo?

Hoje, a relação que existe entre Líder e Liderado precisa ser de parceria.

O Líder assume papel importante no dia-a-dia do liderado, acompanhando-o, observando-o, identificando suas necessidades de desenvolvimento pessoal e profissional e, acima de tudo, tendo um compromisso inabalável com o sucesso dele… O liderado.

Este é o verdadeiro compromisso do Líder de Vendedores, assumir o papel de apoiar seu liderado a atingir seus resultados.

Porque, hoje, é necessário que o Líder tenha esta postura?

O mundo empresarial está se transformando em alta velocidade e, para que as empresas possam atingir seus objetivos, é fundamental que todos os seus colaboradores estejam comprometidos com esta conquista.  Líderes e Liderados comprometidos com a Missão para a conquista da Visão da empresa.

Resultado fácil de alcançar?   Claro que não!

Estamos falando em liderar pessoas e, pessoas, possuem vontade própria, sabem o que querem, ou, pelo menos, deveriam saber.

Então o Líder precisa desenvolver em seus Liderados o sentido de comprometimento e cooperação?

Claro que sim, pois, se não o fizer, sua empresa estará fadada ao fracasso.

Então, quais os caminhos que o Líder deve percorrer?

Primeiramente ele deve estar preparado para este novo desafio.

Liderar pessoas tendo que desenvolvê-las, não é tarefa fácil.  Começa pela necessidade de ter que ter, o Líder, a capacidade de analisar e avaliar seus liderados.

Você pode estar dizendo: Mas se eu sou Líder… É claro que tenho esta capacidade.

Vamos falar francamente a esse respeito?

Quando você foi promovido e aceitou esta nova responsabilidade, foi preparado para tal? Pode ser que sim, porém, nós sabemos que esta não é a realidade da maioria dos Líderes.

Profissionais são promovidos a cargos de lideranças e, pressionados por cobranças para a conquista de resultados, sem, é claro, serem preparados para tal, se desmotivam ou, o que é pior, passam a cobrar de seus liderados que, por sua vez, também se desmotivam.  O resultado: Empresas e pessoas fadadas ao fracasso.

Então, como conquistar o estágio de preparo necessário para liderar?

Para que um Líder tenha sucesso no desafio de liderar pessoas, se faz necessário que ele goste de pessoas, saiba como elas se comportam, agem e reagem.

O caminho?  O desenvolvimento de um Líder deve iniciar pelo estudo do comportamento humano.  Temas como Análise Transacional – AT e Programação Neuro Linguística – PNL, são matérias importantes nesta preparação.

Como fazer com que o liderado assuma sua parte no processo de conquista de resultados se o líder não souber como motivá-lo?

A motivação é muito particular.  Todas as pessoas se motivam por um motivo diferente.  Aí está o motivo para que o Líder estude e se desenvolva no conhecimento de pessoas.

A empresa tem uma meta, passa essa meta para o Líder que, por sua vez, precisa motivar seus liderados a conquistá-la.  A meta é da empresa, o Líder a recebe, assume o compromisso de conquistá-la e, depois disso, precisa desenvolver em seus liderados o mesmo compromisso. Fácil? Claro que não.

A liderança peca neste momento por não estar preparada para motivar, de forma individual, seus liderados

Bem, este é um assunto que certamente vai longe, afinal, o Líder terá que se desenvolver em muitos outros aspectos. Eu tomarei a liberdade de dividi-los em vários artigos, para que eu e você, caro leitor, juntos, possamos construir mais este conhecimento.

Tenha um ótimo dia, uma ótima semana e um ótimo mês, você merece.

Seja muito feliz!

Até nosso próximo encontro, muito obrigado e muito sucesso.

DARIO AMORIM