Olá, Vendedor ou Vendedora deste meu Brasil Varonil, tudo bem com você?

Você deve estar se perguntando “o porquê” do titulo deste artigo.

A resposta é relativamente simples.

Quando comecei a escrever este artigo, procurei analisar muito sobre tudo o que sei e vivenciei em nossa profissão, afinal, sou Vendedor há mais de 40 anos.  Nesta análise, encontrei alguns estilos de venda, e descobri que existe no mercado editorial um livro que faz uma importante analogia entre um destes estilos e o cão da raça Pitbul. Adquiri este livro, “O Vendedor Pitbul”, como mais uma fonte de pesquisa e pude observar que o autor, Luis Paulo Luppa, foi muito feliz ao fazer esta associação.

Hoje, existem dois estilos de venda muito praticadas, a Venda de Impacto e a Venda de Valor e, o que as distingue são, simplesmente, três fatores:

  • O perfil do produto ou serviço,
  • O perfil do público consumidor,
  • As necessidades de clientes e mercados.

Na venda de impacto, todos os recursos utilizados têm como objetivo a busca do resultado imediato.  O vendedor, neste estilo de venda, se preocupa quase que exclusivamente com o pedido. Quer, a qualquer custo, vender. Precisa bater suas metas e é, exaustivamente, cobrado por isso.

Eu não tenho absolutamente nada contra este estilo de venda, afinal, como disse anteriormente, o que determina o estilo a ser aplicado é o mercado e suas necessidades.

Este estilo exige muito preparo do vendedor que o pratica, como você, caro amigo leitor, poderá ver ao ler o livro escrito pelo Luppa, “O Vendedor Pitbull”.

“O Vendedor de Raça” prioriza a Venda de Valor. Este estilo exige de seu praticante um perfil diferenciado. Adotei este título, primeiro por ser um admirador de cães, eu tenho 07 deles, todos no quintal de minha chácara, e, segundo, por ter percebido em minhas pesquisas características similares entre o perfil deste vendedor e o perfil cão da raça Pastor Alemão.

Vamos a elas:

O Pastor Alemão demonstra coragem, inteligência e combatividade. Além disso, é forte, veloz, e particularmente resistente a grandes caminhadas e a intempéries.

O Vendedor de Valor precisa ser corajoso, inteligente e combativo. Força, velocidade de raciocínio e resistência, também são características exigidas neste estilo de venda. Normalmente a Venda de Valor tem um período de maturação que vai do médio para o longo prazo, ou seja, o resultado demora a acontecer e, além da grande caminhada, o vendedor de valor precisa estar preparado para superar os desafios que esta caminhada apresenta.

O Pastor Alemão é utilizado, hoje em dia, principalmente como guardião e protetor, como auxiliar na luta contra o tráfico de entorpecentes, eficaz para resgate de pessoas feridas, guia de cegos, além de ser um companheiro insuperável.

O Vendedor de Valor precisa agir como guardião de sua carteira de clientes, defendendo seus interesses (dos clientes), auxiliando-os na luta constante em busca de soluções que melhorem seu dia-a-dia de trabalho, sendo um parceiro inseparável.

O Pastor Alemão é sem dúvida um cão muito inteligente. Gosta do trabalho, e aprende com muita facilidade. Um ótimo companheiro, o Pastor Alemão deve também demonstrar coragem e dureza, em defesa do dono e de seus bens.

O Vendedor de Valor aplica com inteligência todo o seu conhecimento. Gosta muito do exercício da profissão de vendas e sabe que tem sempre algo novo para aprender. Trabalha muito bem em equipe e defende, além dos interesses do cliente, os seus e os de sua empresa.

O Pastor Alemão é vigilante, fiel e manso com as crianças e os outros animais. Diante de estranhos demonstra desembaraço, e segurança.

O Vendedor de Valor é atento, veste a camisa e se mantém equilibrado e racional, independentemente da situação e das pessoas. Consegue manter este equilíbrio mesmo em situações adversas, demonstrando desembaraço, tranquilidade e segurança.

Enfim, este artigo, “O Vendedor de Raça”, apresenta um número de características importantes para o exercício da profissão de vendas, para que você, amigo (a) leitor (a), possa planejar o caminho para o desenvolvimento, em você, do perfil do Vendedor de Valor.

Aproveite ao máximo estas dicas. Elas são fruto de muita pesquisa e de uma prática incansável da “Profissão de Vendas”.

Sou Vendedor, com muito orgulho”

Um forte abraço e sempre muito sucesso!